O nome Cariri-Xocó foi adotado após junção ocorrida, há cerca de 100 anos, entre os cariris de Porto Real do Colégio (Alagoas) e parte dos xocós, da ilha fluvial de São Pedro (Sergipe), que tiveram suas invadidas, obrigando eles a buscar refúgio na outra margem do rio, com os cariris.
Eles habitam na região do baixo rio São Francisco,em Porto Real do Colégio (Alagoas), onde sede fica em frente à Própria (Sergipe). A aldeia está localizada a cerca de 1 km da praça central da cidade.
A lingua dos Cariri-Xocó não foi preservada.Só alguns termos foram mantidos. Dizem preservar "na idioma", como se referem à sua língua extinta, expressões mágicas do ritual do Ouricuri.
Sua população é de aproximadamente 1.700 pessoas, ao tratar da demografia do grupo, é preciso considerar que, entre as pessoas que se acham como indígenas, e como tal são identificadas pelo grupo e pelos não-índios, há negros, loiros de olhos azuis, e ameríndios. Ser índio, em Porto Real do Colégio, significa ter nascido na aldeia e conhecer o segredo do Ouricuri, desde a infância.
Postado por: Rafael André Ferreira Leal
Fonte: http://www.cimi.org.br/, http://www.socioambiental.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário